domingo, 13 de fevereiro de 2011

Exu Porteira da Calunga

Venho através desde blog homenagear este exu conhecido como Seu Porteira,grande mestre do lado esquerdo da umbanda,e também um grande amigo que está cada vez mais presente em nossas giras,Exue.






Exu Porteira

Este compadre do seu lado esquerdo da tela é um grande guardião espiritual que trabalha nas leis de Umbanda e Quimbanda e chama-se Exu Porteira.Venho atrávez deste blog falar um pouco sobre sua forma de trabalho,entre tantas outras coisas.

Faz um bom tempo que tenho este Exu Guardião da Porteira comigo me auxiliando em varios momentos da minha vida.Ele pertence a linha das Almas sendo chefe de falange,comandando todo o povo das portas da calunga.Trabalha na calunga e na encruza,sendo de grande importancia em demandas e trabalhos que envolvem Eguns(Kiumbas),vigia a porta da calunga como ninguém,ninguem entra e sai do cemiterio sem antes passar pelo Exu Porteira,na encruza ele recebe suas oferendas em forma de cachaça e marafo e ajuda a quem necessita.



Exu Porteira na Terreira e suas vestimentas

Quando ele chega na terreira é firme,muito sério faz seu lindo ritual,lança sua forte gargalhada e comprimenta todos os Exus da casa,sua capa rodeia com sua linda dança,trazendo grande energia para a terreira.Logo após já se revela um grande amigo com boas risadas harmonizando o local e tirando tudo que há de ruim,

Quando bebe não escolhe muito não,mas não recusa um charuto e atravéz da fumaça traz muita harmonia para o local.
É muito confiante no que diz,fala a verdade doa a quem doer,gosta de seriedade em suas consultas,sem risadas e levando ele a sério,caso o contrario ele irá ficar contrariado e bravo,é extrovertido quando deve ser,e sério em outros momentos,tudo na sua hora e momento.
Suas vestimentas são somente preto ou com algum toque de vermelho,ficaria bom calças pretas(com listras finas da cor branca),camisa vermelha(uma cor bem viva),sua capa vermelha por dentro e preta por fora,uma bengala,chapéu ou cartola e dependendo da doutrina sapatos pretos.





Deixem seus comentarios,Obrigadoo !!!








59 comentários:

  1. Faz pouco tempo que trabalho com este Exu,sei dizer que o Porteira tem uma energia muito forte,gosta de brincar com o charuto fumando ao contrario,gosta de se vestir todo de preto e quando ele incorpora no medium se curva até o chão com seus garfos e se levanta devagar.
    Seu Zé pelintra gosta muito do Exu Porteira da Calunga,pois foi ele o feitor do Porteira em mim,não tenho muito mais a dizer,abraçoo

    ResponderExcluir
  2. Com a permissão vou falar.

    Estava procurando algo sobre Sr. Exu Porteira e acabei conhecendo seu blog para falar um pouco o que acontece quando ele através de mim vem fazer a caridade onde quer que esteja.
    O que me atraiu foi esta imagem linda representando-o.
    Nem sabia que era um blog para ele.
    Fiquei feliz.
    Não concordo com essas pessoas que fazem imagem de Exu e pombogira com chifrinhos, pé de cabra e por ai vai...
    Seria mais bonito e com mais firmeza a representação deles como são.
    Mas é uma história grande esta associação de exu com o diabo.
    Coisa de ignorante. Mas quem os conhece sabe.
    Voltando....
    Vi esta imagem linda. A lua cheia(que me fascina), as covas e ele tomando conta. Nesta imagem, ao fundo, vejo uma sombra de uma mulher e com certaza mais sombras. rs.
    Irmão de fé, assim como você descreveu é como ele vem. Se curva ao chão e uma risada muito forte é o que eu consigo sentir nos primeiros minutos de incorporação.
    Como um instrumento, me entrego e segue o trabalho.
    O que me contam é que trabalha com uma vela, cruza o terreiro e vai ficar la na porteira de lá ele vai embora.
    Estou em desenvolvimento mediúnico. E da 1º vez que veio falou que era da linha das almas, linha de Exu Caveira.
    Faz pouco tempo (exato 14/06/2011) que me mostrou seu nome e cantou: “Portão de ferro cadeado de madeira, na porta do cemitério onde mora exu porteira”. Salve a força desta entidade Sr. Exu Porteira e de toda a falange. Laroiê Exu.”
    Portão de ferro cadeado de Madeira toma conta de mim, fecha a porteira para que meus inimigos nao me façam mal.... e destranque-as para moedas, emprego, saúde e felicidade.
    Renata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata adorei tua dedicatoria a Respeito do Exu porteira eu estou em um centro de umbanda já há ums 3 anos depois de ter me afastado por 25 anos senpre com a vontade no coração e pensamento de achar outro centro pra voltar e voltei só lembrava do meu orixá de cabeça e me deram o Exu porteira eu fico feliz de ter ele como meu guardião mas não sinto ele forte parece uma chegada fraca sem vontade será que ele me regeita como cavalo .eu senpre pensei que ele ia chegar e dominar minhas vontade e atitude desligar meu eu e assumir a gira .mas eu vejo tudo e neste momento eu preciso da ajuda dele pra sair da situação que me encontro Preciso da proteção do Meu amigo Exu Porteira pra limpar o meu caminho e traser paz pra minha vida .alguem pode me ajudar com explicação. Laroye Compadre Porteira

      Excluir
    2. Oi tbm tenho o porteira como meu exu, foi minha primeira entidade a se firmar, se quiser conversar sobre ele me chama no 65-981519875

      Excluir
  3. TRABALHO COM ESSE IRMAO HÁ DEZ ANOS, FIQUEI FELIZ EM PERCEBER A SEMELHANÇA DA POSTURA DO EXU DE VOCÊS E O MEU, ME COMOVEU EM VER QUE NAO É FANTASIA DAS NOSSAS MENTES, A GENTE SABE QUE TEM GENTE QUE INVENTA, O MEU DEU O NOME E É INTERESSANTE, POIS TRABALHO COM O IRMAO ZÉ PILINTRA TAMBÉM. VIVA A NOSSA QUERIDA UMBANDA. UM FORTE ABRAÇO, MEUS IRMAOS DE FÉ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impressionante mas tenho o seu zé e o porteira tbm.;

      Excluir
    2. Estou confusa pq qnd o meu exu veio ele disse q era Zé da porteira depois ele disse Zé pilintra pq?

      Excluir
    3. Que interessante tenho o porteira e o ze pilintra tbm

      Excluir
  4. Olá Renata,fico muito feliz que vc tenha gostado da minha postagem,e tbm fico muito feliz em saber que tem mais irmãos trabalhando com o porteira,um grande abraçoo !!

    ResponderExcluir
  5. Evair tbm fico em saber que existem semelhanças pois com certeza se tem muita duvida sobre mistificação ou não,Um grande abraçoo !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hj 2020. Anos se passaram. Continuo trabalhando no bem. Junto desse amigo. Já vi muita coisa no trabalho com ele. A mediunidade bem vivida é uma benção. Um abraço.

      Excluir
  6. eu trabalho com esse grande amigo faz 3 anos!!!no começo,eu acredito como todos,veio o medo o ressei de trabalha com o povo de rua!!!mas esse meu grande amigo,ao passar do tempo foi me deixando mais a vontade,por ele fazer a caridade através de mim!!!mas é claro que nunca deixando meu pai ogum de lado kkkkk!!!!
    quem sou ber de pontos dele mande!!!! o porteira é boêmio o porteira é da noite,o porteira é um exu que veio trabalha,ele gira aqui o gira,ele gira lá,ele é um exu que veio trabalha 2 x muito axé

    ResponderExcluir
  7. O Senhor Exu Porteira não cuida apenas das "porteiras" de um cemitério. A palavra porteira, na verdade, refere-se a "passagem" ou porta. Um Exu Porteira cuida de todos os portais e passagens de diversos lugares nos Planos Espirituais. Ele é o intermediário entre dois planos, sejam eles: espiritual e terreno, ígneo e telúrico, etérico e astral, ou outros.
    Bom, o Exu Porteira desta seara nos contou a seguinte história: "Nasceu em Londres no século XVI, foi um Lorde inglês e aristocrata. Trabalhou junto ao governo da Coroa Britânica, servindo a Rainha da Escócia. Viveu uma vida de luxo e tradição junto ao Reino Unido por sessenta anos. Morreu em 1564, de parada cardíaca. Teve uma entrevida sem grande importância e depois reencarnou no Brasil, no ano de 1688. Tornou-se produtor de café nas terras do estado de São Paulo, durante o século XVIII, pois o café estava se poupularizando na Europa. Viveu novamente uma vida de luxo e aristocracia, dessa vez, junto ao governo português. Desencarnou aos 80 anos... Em suas vidas de aristocracia viajou muito e conheceu diversas culturas. Sempre foi um espírito muito inteligente, conhecedor das diferenças sociais e dos mistérios da vida. Ao chegar ao Plano Espiritual decidiu estudar e trabalhar. Queria entender os mistérios da vida e do Universo. Assim, tornou-se o Guardião das Sete Porteiras Espirituais!"

    ResponderExcluir
  8. Pedro Henrique é uma história muito interessante do nosso Exu Porteira,obrigadoo !!!

    ResponderExcluir
  9. Eu tb trabalho com ele a 4 anos estou aprentemdo muito com ele e espero ter muito mais sabedoria um grade abraço a todos!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Estou em desenvolvimento na Umbanda, e fico feliz por saber que o Exu Porteira está proximo a mim, como ainda estou buscando conhecimentos, fico feliz por saber deste blog, com comentários e informações sobre ele, mas como disse, ainda estou aprendendo, e gostaria de saber mais detalhes, como o que oferecer a ele uma entrega, e o lugar mais apropriado para isso. Penso nessa hora que tenho que me preocupar em não deixar no local ... garrafas, plásticos, e coisas assim, pois não são absolvidos pela natureza. Pergunto tambem, pois estou em duvida.... sua bebida preferida é pinga ou whisky, pois em site fala-se pinga e no terreiro que estou indo, quando incorporado, me falou que gosta de coisas boas e caras, e whisky..... nesta hora posso colocar em um copo de madeira e deixar junto a oferenda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jefferson,exu porteira tem energia centrada tanto nas encruzas,tanto na porta da calunga,se queres fazer uma oferenda que seja concientimente como vc diz,sem precisar poluir a natureza até pq mesmo é dai que vem td sua energia,exu porteira n se difere de outros exus sua oferenda é de igual a outros,dentre wisk,pinga não fara diferença de escolha ok,o copo de madeira é uma otima opção,continue pesquisando e aprendendo e terá a manifestação dele cada vez mais aguda,OBG por participar e abraço !!

      Excluir
    2. Miami e Pade são otimos agrados a este exu.

      Excluir
  11. Ammo esse exu..

    Obrigada por tudo EXU...

    ResponderExcluir
  12. Sou Médium Simples a mais de dez anos e esse Exu desde o princípio diz Pra todos q é Exu Porteira do Cemitério apesar de não ter uma Coroa ainda ele vem se manifestando muito,com Amor e Sabedoria Unindo Casais e Tirando a Maldade.Exu tem luz,muita luz .cada um pensam o que quiser,eu penso em muita luz e paz isso q é Exu o Resto é vaidade do médium.

    ResponderExcluir
  13. leandro sou de oxossi e um grande prazer em falar que o dono dos meu caminhos é exu porteira....

    ResponderExcluir
  14. Salve "Seu" Porteira, meu protetor e amigo...

    ResponderExcluir
  15. Irmãos leiam o Livro o Cavaleiro na Encruzilhada.
    Conta uma das estorias do Guardião das Sete Porteiras.

    ResponderExcluir
  16. Alguem pode colocar alguns pontos do exu porteira de preferencia mais de um...

    ResponderExcluir
  17. Também trabalho com o exu porteira cada dia ele me mostra varias resposta e q não veio pra brincar e ajuda todos quando ele vai embora TDs vem me agradecer e dizer q tenho grande exu fico feliz por isso pq cada dia ele mostra q ta trabalhando e ajudando o próximo e ele e assentadocom uma mulo olha so tenho agradecer a eles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (ritmo congo)
      "Exu Porteira...não é de brincadeira
      Quando chega na tronqueira ele é meu protetor
      E vem com ele, Tiriri, Seu Traca-rua, Sete Capas, Meia-noite, Exú Pedreira e Marabô.

      Ele pergunta e me aponta seu tridente
      Me diz qual o seu desejo, me diz o que você quer
      Eu lhe respondo: me dê força e alegria
      ao lado de minha familia e de uma linda mulher." (Nzaia Nkosi)

      Excluir
  18. Gostaria de ver o ponto riscado do exu porteira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite estou me desenvolvendo e tenho seu exu Porteira mais gostaria de ver vídeos das risadas e incorporação,vir muitos elogios sobre ele,fico feliz, se alguém poder me falar e mostrar vídeos pra mim poder ver fico grata.salve seu Porteira.

      Excluir
  19. Gostaria de ver o ponto riscado do exu porteira

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito obrigada por tanto conhecimento Axé.

    ResponderExcluir
  21. Gostei deencontrar o Exu Porteira na internet. Procurei por ter rexdebido a mensagem de que o EXU PORTEIRA está do lado esquerdo da entrada em minha chácara. Chequei a pensar que fosse coisa da minha cabeça, mas quando entrei no seu site, me senti tranquila e agradecida, porque agora sei que ele está realmente nos protegendo dos inimigos.

    ResponderExcluir
  22. Olá fiz minha iniciação faz pouco tempo e tenho trabalhado com Exu porteira. Ainda não tive muita intimidade com ele. Sei que parece ser serio e minha incorporação é forte as mãos ficam rígidas. Não fala nada quer ficar perto da porta do terreiro. Fiz poucas incorporações mas parece ser muito forte a energia .

    ResponderExcluir
  23. Eu
    Recebo esse compadre ainda não estou bem firme com ele mas me cinto gratificado de servir de instrumento do seu porteira pra ele comprir suas obrigações nesse nosso plano

    ResponderExcluir
  24. Boa noite. Qual a diferença entre Porteira e 7 Porteiras???

    ResponderExcluir
  25. Meu nome é Marcio
    estou entrando em uma casa de quimbanda e me deram como exu porteira gostaria de saber mais sobre ele conhecer tudo ....vcs poderiam me ajudar.

    ResponderExcluir
  26. Olá amigos, irei em breve atualizar o blog com novas informações, aguarde !!

    ResponderExcluir
  27. trabalho a dois anos com nosso amigo guardião e muito ja fez por mim

    ResponderExcluir
  28. com qual pomnbo gira seu porteira trabalha? alguem sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu trabalha com a Maria Padilha das Almas

      Excluir
    2. O meu com Maria Padilha Da Calunga ou Rosa Caveira, elas estão se ajeitando!!

      Excluir
  29. Eu também tenho a honra de trabalhar com esse amigo em evolução exu Porteira da galunga,que eu considero um verdadeiro amigo,irmão,camarada,filho,pai que esta sempre presente em minha vida já faz 43 anos de convivência .amigo fiel que não gosta de traição e está sempre pronto para ajudar aquele que necessita de sua ajuda.

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disculpen mi ignorancia .yo Hace poco q empece Con Todo me siento Feliz esto..y muy por Haber Tenido La Oportunidad de conocer una PREGUNTA ES linda..mi religión bronceado! Yo Hace poco q incorporar al señor bronceado Bello exu portería de encruza ..¿Puede ser que más en la Calunga?

      Excluir
  31. É OTIMO SABE MUITOS GOSTÃO DO SEU SETE PORTEIRAS, ELE MERESSE TODO O LOUVOU QUE LE É DEMONTRADO PELOS FILHO DE FÉ.AXÉ IRMÃOS!!!

    ResponderExcluir
  32. viram um exu porteira do meu lado caminhando comigo, gritaram encima de mimi sai torsso ruim de olhos arregalados, me asustei mas continuei a seguir para o trabalho; que sera isso ?

    ResponderExcluir
  33. Tenho Exu porteira e é tudo igual como incorporo

    ResponderExcluir
  34. Tenho Exu porteira e é tudo igual como incorporo

    ResponderExcluir
  35. Saudações aos Ilustres Irmãos de Axé. Estou lisonjeado por ver a Luz que transcorre nesta escola chamada Terra trazida por Este Nobre Exu Porteira. Trabalho com Exu Porteira a 32 anos. Desta forma, fiz trabalhos e vi resultados inexplicável ao ser humano. Sempre com respeito, força, humildade, poder, firmeza, rapidez e muito acesso a linhas espirituais até mesmo desconhecidas por muitos irmãos de fé. Quando falamos de Exu Porteira, falamos de um Entidade Espiritual que, dependendo da feitura/Assentamento, poderá responder na Porta do Cemitério,no Cruzeiro, no Mato, na Igreija, na Praia, na Pedreira, na Figueira. Considerando, o foco de sua Luz, ou seja, no Cruzeiro de Cemitério.... Qual Local? De dentro do Cemitério, Do Forno, Do Portão de frente, Do Portão de fundo, Na Cruz das Almas, Na Cova, No Portão do Lado. Sem falarmos ainda, sobre a forma de Assentamento, Tipo: Em ferro, Em madeira, Em Vulto, Em Sombra, Em Imagem de Gesso, Em Aco, Em Argila, Em Vento, Em Ocutá... Quando Assentado nos Fundos seria de Almas... Quando Assentado na Frente... De Cruzeiro... Quando Assentado dentro de casa, Segurança da Umbanda Branca. A Potência e forma de chegada vária... Já vi Exú Porteira chegar num trabalho de mesa branca e já vi Exú Porteira chegar em mesa Preta, assim como já vi o Exú Porteira virar para Exu de Candomblé em formato de Orixá. Exu Porteira tem um Domínio forte sobre Eguns ao mesmo tempo que, é respeitado por eles. Busquem o Mundo Espiritual e não as pessoas pois, pois nós pessoas somos somente um instrumento por isso, não escolhemos mas, somos escolhidos. Mas, estarei a disposição para somar com todos que necessitem. Forte abraço a todos

    ResponderExcluir
  36. Trabalho com Exu a 5 anos e faz pouco tempo que descobri que era seu porteira.
    Eu tenho um apego muito grande com ele, gostaria de saber mais sobre esse Exu. Realmente, ele é muito sério e de palavras curtas e grossa mas sempre verdadeiras e firmes.

    ResponderExcluir
  37. Estou tão feliz em saber que ele riscou o ponto e falou que. Era que me protege e não quer q eu sofra como ele sofreu ele é sério sereno e falou que era da falange dos caveiras a primeira gira de Exu que fui senti ele vendo o simiterio foi muito forte no começo quase me jogava no chão a sua força agora sinto ele tão bem é tudo maravilhoso salve meu guardião porteira 🤗

    ResponderExcluir
  38. Agora no final do ano passado 2018, eu incorporei ele próx da porta, ele girou me, jogou no chão e travou minhas mãos como garras para atrás da costas e gargalhava muito alto. Logo levantou se e começou a dançar , sempre girando e gargalhava muito.
    Experiência única.

    ResponderExcluir
  39. Boa noite, girando na Net achei este blog. Sou médium do Sr Exu Porteira a mais de 20 anos. Muito sério e não gosta de falar por metáforas, fala o que tem que ser dito. Muito doutrinador do terreiro, não gosta muito de brincadeiras e conversas cruzadas no trabalho. Fuma charuto e gosta de beber suco de uva, vinho. Ele sempre, quando acha necessário, dizer a seguinte frase: QUANDO O GALO CANTA 3 VEZES E O SINO DA IGREJA 3 VEZES, NO PORTÃO DO CEMITÉRIO EU ESTOU LÁ. DEIXO TODO MUNDO ENTRAR MAS NAO DEIXO QUALQUER UM SAIR! Grande abraço a todos. André Luis

    ResponderExcluir
  40. Olá, eu já trabalho com o Seu Exú porteira a 20 anos, qd eu sinto ele na gira sinto que ele vem com uma energia muito forte e boa, qd chegar ele si abaixa e faz suas saudações.
    Ele usa a sua cartola, capa e bengala, ele gosta da sua bebida um bom Scott e um charuto de boa qualidade, ele vai p a porta e fica a gira inteira.
    E um Exú muito sério, da sua gargalhadas e e muito discreto.
    Ele sempre tem um bom conselho para dar, mas qd vê que a mentira na história ele fala a verdade e doa a quem doer.

    ResponderExcluir
  41. Maravilhosa explicação.Que Ele continue te protegendo e trazendo muito mais entendimento. Abraços.

    ResponderExcluir
  42. Boa tarde
    Adorei seu blog
    Descobri que seu Exu caveira está comigo agora junto com seu tranca rua.
    Quando falo nele meu coração acelera.
    A cabeça tonteia.
    O blog me esclareceu muita coisa.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  43. Trabalho com seu porteira a 25ano vc amo ele de coração ele n me abandonou nas horas m difícil devo muito a ele

    ResponderExcluir
  44. O seu trabalho é muito bonito mas também gosta muito da verdade não gosta de brincadeira

    ResponderExcluir